domingo, 4 de maio de 2014

#4 - ESTRUTURA INTERNA DA TERRA: As profundezas do nosso planeta.

      A parte interior da terra é dividida por critérios químicos em uma camada externa de crosta de silício, um manto altamente viscoso,  um núcleo de porção solida envolvida por uma pequena camada liquida, esta camada liquida, da origem a um campo magnético devido a convecção de seu material eletricamente condutor.
      O magma que existe no interior da terra, chega frequentemente na superfície, devido a erupções vulcânicas e fendas oceânicas. O interior da terra pode atingir temperaturas de 5.270 kelvins. O calor interno do planeta foi gerado antigamente, durante sua formação, e o calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório e potássio.




O núcleo: Primeiramente, vamos falar como ele se originou. A cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a terra era formada por materiais líquidos e pastosos, devido a ação da gravidade sobre isso, os objetos muito densos foram empurrados para o interior do planeta, e os objetos menos densos foram trazidos para a superfície.
O núcleo é formado por cerca de 80% de ferro, um pouco de níquel e silício. Outros elementos como o chumbo e urânio são muito raros para serem considerados. O núcleo é dividido em duas partes, a parte solido (parte mais interna ), e o núcleo liquido, que fica em volta do núcleo solido. O núcleo sólido é composto primariamente de ferro e um pouco de níquel. Já o núcleo liquido deve ser composto de ferro e níquel liquido, com traços de outros elementos. Estimasse que é liquido pois não tem capacidade de transmitir as ondas sísmicas emitidas. A convecção desse núcleo liquido, associada à agitação causada pelo movimento da terra, seria a responsável pelo campo magnético terrestre. Evidencias recentes mostram que o núcleo interno da terra pode girar mais rápido que o restante do planeta, a cerca de 2 graus por ano.

O manto: O manto tem cerca de 30 km de comprimento, e uma profundidade de aproximadamente 2900 km. Ele apresenta características físicas diferentes da crosta terrestre, ele pode apresentar-se em estado solido, ou em uma pasta viscosa, por causa da alta pressão. As temperaturas do manto variam entre 100°C e 3500°C.

A crosta: A crosta, pode chegar, em alguns lugares, a 90 km, mas geralmente se estende a aproximadamente 30 km de profundidade. A crosta é a parte mais externa do planeta, a crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, já a crosta oceânica tem cerca de 7 km de profundidade.





Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_da_Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário