domingo, 11 de maio de 2014

#10 - ORIGEM DAS FOSSAS ABISSAIS.

As fossas abissais são as regiões mais profundas dos oceanos, com 6000 metros de profundidade em média. Elas são originadas pelo encontro de placas tectônicas. São regiões que possuem ausência total de luz, alta pressão atmosférica (o que poderia fazer um ser humano morrer facilmente), poucos vegetais e baixas temperaturas. Com um local tão diferente, logicamente a vida seria muito diferente, então os únicos seres vivos que habitam tais locais são as bactérias heterotróficas, esponjas, anêmonas-do-mar, peixes cegos e os seres necrófagos (que se alimentam de restos de outros seres mortos), etc. A fossa das Marianas é conhecida como a mais profunda fossa oceânica, com mais de 11 mil e 500 metros de profundidade.



Fonte:
http://www.brasilescola.com/geografia/fossa-oceanica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_oce%C3%A2nica

sábado, 10 de maio de 2014

#9 - ORIGEM DAS CADEIAS DE MONTANHAS: ANDES E HIMALAIA.


A Cordilheira dos Andes localiza-se na costa ocidental da América do Sul e tem sua formação geológica datada do período terciário. A origem da cordilheira dos Andes deve-se pela movimentação da placa e Nazca em direção à placa sul-americana.








A Cordilheira do Himalaia está localizada entre a planície, indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A origem da Cordilheira do Himalaia deve-se ao choque das placas tectônicas da Ásia com a Índia.





Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cordilheira_dos_Andes
http://geogcatasendogenas.blogspot.com.br/2010/07/processo-de-formacao-das-cadeias.html

#8 - FORMAÇÃO DAS ROCHAS MAGMÁTICAS, METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES.

Rochas magmáticassurgem da solidificação do magma encontrado no centro da terra. Este magma é formado por uma mistura de Silicatos (uma mistura entre sliício e oxigênio) e silício (Si) e outros elementos volateis. Esse tipo de rocha é a materia prima do embasamento rochoso dos continentes. Entre as mais abundantes rochas magmáticas temos o granito (pode ser utilizado pra fazer mesas, pisos e etc) e diabasio. Essa rocha pode pedrificar quando chega a superficie ou quando ainda esta no centro da terra, por isso podemos classifica-las como rochas intrusivas ou extrusivas.






Rocha metamórfica: é um tipo de rocha derivado da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica (da mesma maneira como o calcário vira mármore). E assim surge uma nova rocha metamórfica com propiedades e composição diferentes.






Rocha sedimentar: é o tipo de rocha que é constituída por sedimentos, que são milhares de partículas de rocha, lama e as vezes até restos corpóreos de animais e vegetais. Quando essa materia é transportada e fica acumulada em um certo local sofrendo calor ou frio, pode ocorrer o fenômeno da diagênese ou litificação, que é a transformação do sedimento em rocha. Os lugares onde isso tem mais probabilidade de acontecer são em lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.



Fonte:
http://www.infoescola.com/geologia/rochas-magmaticas/
http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/
http://www.infoescola.com/geologia/rochas-sedimentares/



domingo, 4 de maio de 2014

#7 - ORIGEM DOS TSUNAMIS.

A formação destas ondas gigantes conhecidas como Tsunamis está relacionada com o atrito entre placas tectônicas, assim como os terremotos. Entretando, o deslocamento do solo ocorre debaixo d’água, deslocando grandes colunas de água que se deslocam em direção ao litoral, formando uma onda gigantesca que vai aumentando de tamanho conforme se aproxima do litoral.

As Tsunamis são consideradas catástrofes naturais, tendo em vista que já devastaram inúmeras cidades ao redor do mundo. Um exemplo foi o Tsunami no Japão, em 2011. Uma onda de 10 metros atingiu o arquipélago, depois de um tremor violento de 8,9 de magnitude.


Imagem meramente ilustrativa!


Fonte:
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060701195404AAnYfm0

#6 - ORIGEM DO VULCANISMO NA ISLÂNDIA E HAWAÍ.

      O vulcanismo se origina de colisões entre as placas tectônicas que criam fissuras na crosta terrestre, permitindo que o magma chegue na superfície da terra, emitindo fumaça, cinzas e lava.
      A Islândia e o Hawaí estão localizados em áreas onde constantemente ocorrem impactos entre placas tectônicas, o que provoca um alto índice de vulcanismo nessas regiões.





Fonte:
http://geopensadores.blogspot.com.br/2014/05/origem-do-vulcanismo-na-islandia-e-havai.html

#5 - ORIGEM DOS TERREMOTOS NO CHILE, JAPÃO E CALIFÓRNIA.

      A origem dos terremotos no Japão, Chile e Califórnia, é o posicionamento deles sob as placas tectônicas, eles ficam muito perto da “rachadura” entre as placas, tendo em vista que as placas estão em constante movimento, as rachaduras são os pontos que sofrem maior influencia nestas movimentações, já que quando uma placa se desloca, ela bate na outra.




Fonte:
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090924194741AATvPIJ

#4 - ESTRUTURA INTERNA DA TERRA: As profundezas do nosso planeta.

      A parte interior da terra é dividida por critérios químicos em uma camada externa de crosta de silício, um manto altamente viscoso,  um núcleo de porção solida envolvida por uma pequena camada liquida, esta camada liquida, da origem a um campo magnético devido a convecção de seu material eletricamente condutor.
      O magma que existe no interior da terra, chega frequentemente na superfície, devido a erupções vulcânicas e fendas oceânicas. O interior da terra pode atingir temperaturas de 5.270 kelvins. O calor interno do planeta foi gerado antigamente, durante sua formação, e o calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório e potássio.




O núcleo: Primeiramente, vamos falar como ele se originou. A cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a terra era formada por materiais líquidos e pastosos, devido a ação da gravidade sobre isso, os objetos muito densos foram empurrados para o interior do planeta, e os objetos menos densos foram trazidos para a superfície.
O núcleo é formado por cerca de 80% de ferro, um pouco de níquel e silício. Outros elementos como o chumbo e urânio são muito raros para serem considerados. O núcleo é dividido em duas partes, a parte solido (parte mais interna ), e o núcleo liquido, que fica em volta do núcleo solido. O núcleo sólido é composto primariamente de ferro e um pouco de níquel. Já o núcleo liquido deve ser composto de ferro e níquel liquido, com traços de outros elementos. Estimasse que é liquido pois não tem capacidade de transmitir as ondas sísmicas emitidas. A convecção desse núcleo liquido, associada à agitação causada pelo movimento da terra, seria a responsável pelo campo magnético terrestre. Evidencias recentes mostram que o núcleo interno da terra pode girar mais rápido que o restante do planeta, a cerca de 2 graus por ano.

O manto: O manto tem cerca de 30 km de comprimento, e uma profundidade de aproximadamente 2900 km. Ele apresenta características físicas diferentes da crosta terrestre, ele pode apresentar-se em estado solido, ou em uma pasta viscosa, por causa da alta pressão. As temperaturas do manto variam entre 100°C e 3500°C.

A crosta: A crosta, pode chegar, em alguns lugares, a 90 km, mas geralmente se estende a aproximadamente 30 km de profundidade. A crosta é a parte mais externa do planeta, a crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, já a crosta oceânica tem cerca de 7 km de profundidade.





Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_da_Terra

#3 - TEORIA DA TECTÔNICA DAS PLACAS: A base da Terra.

   A teoria da tectônica de placas propõe que a parte mais exterior da terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.
    A litosfera encontra-se fragmentada em varias placas tectônicas e estas se deslocam sobre a astenosfera.

   Esta teoria surgiu a partir da observação de dois fenómenos geológicos distintos: a deriva continental, e desde então tem sido universalmente aceita pelos cientistas, tendo revolucionado as ciências da terra.


Formação das placas tectônicas.



Fonte:
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080414161713AABEaiT

#2 - TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL: O passado do Planeta Terra.

      A Teoria da Deriva Continental propõe que, no princípio, os continentes que hoje temos no Planeta Terra (Américas, Europa, Africa, Ásia, Oceania e Polos Norte e Sul) já foram um só. Isso mesmo. Eram todos unidos, formando um só continente chamado Pangéia. O nome origina-se do fato de que todos os continentes eram um só (pan), formando um único bloco de terra (gea).

Representação de Pangéia.


      Hoje em dia, esses continentes se separaram e estão do jeito que conhecemos. Isso aconteceu devido a movimentação das placas tectônicas, que fazem as porções de terra do planeta mudarem de lugar com o passar dos anos. Portanto, nada impede de que os continentes se unam novamente, ou se separem ainda mais.


 Os continentes atualmente.


Fonte:
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080212040344AAFP88x

#1 - ESCALA DO TEMPO GEOGLÓGICO : Principais eventos ilustrados.

      Escala do tempo geológico consiste em uma linha do tempo que representa os principais eventos relacionados à formação do planeta terra. É dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades.
      A linha do tempo começa na formação da terra e passa por todo o processo de desenvolvimento dos seres vivos, até chegar no surgimento do homem e o início da civilização humana.




Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_tempo_geol%C3%B3gico
http://espacociencias.com/site/ciencias-7o-ano/a-terra-conta-a-sua-historia/a-escala-do-tempo-geologico/

Objetivo do blog.

Este blog foi criado pelos alunos do CMPA João Campos, Maboni, Eduardo Rickson, Barros e Mickael, da turma 102. Aqui, iremos postar sobre diversos assuntos relacionados à geografia em geral. Espero que gostem =)